quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Algumas dicas para conservar o motor do seu carro!


Formação de borra no motor

Cuide bem do motor do seu carro para não originar a formação de borra (óleo pastoso). Hoje com os motores modernos, qualquer deslize na manutenção é mais perigoso que nos motores mais antigos (AP e AE por exemplo).
Troque o óleo a cada 5000 km no máximo, substituir o filtro é fundamental. Só abasteça em postos de confiança, desconfie de preços baixos. Se você roda só na cidade, em congestionamentos, em trechos curtos, diminua a quilometragem de troca do óleo pela metade.
Substitua a água do radiador anualmente e utilize aditivo. Mantenha o motor regulado.



Cor da fumaça

A coloração da fumaça pode indicar o problema no veículo. Se for cinza-azulada, o motor pode estar queimando óleo junto com a gasolina, por desgaste em retentor de válvulas ou nos anéis de pistões, o lubrificante invade a câmara de combustão.
Se a coloração for escura, é sinal que a mistura ar-combustível está muito rica em gasolina e o resultado é uma queima incompleta. Nos momentos iniciais de funcionamento do motor, é natural que saia um pouco de fumaça branca, vapor de água, sobretudo em modelos a álcool e sob baixa temperatura externa. Após alguns minutos de funcionamento, o escapamento está aquecido e a água condensada evapora-se por completo.


Motor falhando ou morrendo em ponto morto

Quando o motor começa a engasgar ou morrer em ponto morto, é sinal de que o sistema de injeção eletrônica está com algum problema. O defeito mais comum é o entupimento do motor de passo, também conhecido como atuador da marcha lenta.
Sua função é controlar o fluxo de ar que vai para o motor em situação de repouso, isto é, câmbio em ponto morto e sem pressão no pedal do acelerador.
Com o tempo, a peça acumula sujeira que dificulta a passagem do ar e o motor passa a afogar por trabalhar com muito combustível e pouco ar. O defeito é bem frequente.
A substituição da peça é simples, mas requer uma checagem da programação do módulo da injeção.


Tipos de acionamento de válvulas

DOHC Double Over Head Camshaft (duplo comando de válvulas no cabeçote): abertura e fechamento das válvulas realizados diretamente por duas árvores de comando de válvulas, usado em cabeçotes de 4 válvulas por cilindro
SOHC Single Over Head Camshaft (comando de válvulas simples no cabeçote): abertura e fechamento das válvulas realizados diretamente por uma árvore de comando de válvulas, usado em motores de 2 válvulas por cilindro
OHV Over Head Valves (válvulas no cabeçote): a árvore fica no bloco e não no cabeçote. As válvulas são acionadas por meio de varetas e balancins.

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